CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

29 January 2006

Neve e mais neve

Estava com olhar especado no vidro, acabadinha de estacionar e pensei, ainda agarrada ao volante: "que chuva tão estranha".
Nunca tinha visto nevar. Estou a ver agora pela primeira vez. Neva em Lisboa e arredores. Pessoas que vivem há cerca de 50 anos aqui, dizem o mesmo: "nunca tal aconteceu. É a primeira vez que se vê nevar aqui". Nunca vi nevar. Não reconheci um floco de neve. Nem os que se seguiram. Foi preciso o marido dizer-me: "Está a nevar". Sorri. Um largo sorriso. "Está mesmo a nevar em Lisboa".

27 January 2006

Aniversário

Hoje é dia do meu aniversário. Acordei a pensar se alguém se lembraria. O marido lembrou-se. Menos mal. A filha também porque o pai lhe disse. A mãe também porque me pariu e seria estranho que não se lembrasse depois do trabalho que teve. Não gosto de lembrar as pessoas do meu aniversário. Hoje fi-lo (porquê???!!?????). Cheguei ao trabalho com uma caixa de sortidos na mão, interrompi uma reunião com uma oferta de um bolos miniatura e introduzi uma conversa de aniversário. Não fui capaz de dizer logo que era o meu. Não, senhor. Tive que explicar primeiro outra coisa. Que uma colega fez anos ontem. "Que cobarde", pensei. "É uma coisa simples", pensei. "Diz, diz", pensei. "Ah, estamos a comer os bolos dela?" perguntou uma colega. "Diz agora", pensei. "Não" - disse eu, para aproveitar a deixa - "são os meus, porque eu faço anos hoje". "Aaahh!!" disseram. E seguiu-se um rodopio de beijinhos, ao qual constatei que já não estou habituada!! (mas porque carga de àgua o disse???). E fui perdoada pela interrupção.

26 January 2006

Emails

Abro o email pela manhã. A profissão leva-me a recebê-los. Às carradas. Quatro endereços diferentes. Acaba o "send/receive" e faço a contabilização: 10 novos e-mails no endereço principal (a juntar aos já 1215 que tenho e não apago), mais 17 num, mais 10 noutro e mais 2 no último. Na pasta dos "Junk E-mails" estão mais 10 a negro. Hoje são poucos mas o dia ainda mal começou.

Entre o total recebido, metade são spams. Perco tempo a juntá-los à lista a bloquear e penso que um dia a lista terá excedido o limite de endereços a adicionar. O resto são informações que me chegam. Esfrego as mãos. Vou começar uma vingançazinha pessoal. Pensei nela há uns tempos. Depois de ouvir um desajustado raspanete, de um serviço que não me compete e de ter verificado que não era obrigada a tal. Achei que podia tirar partido de uma forma diferente. "Recebes esta informação e não divulgas?", "tens de perceber que aqui é importante que nós saíbamos isto...", blá, blá, blá. De alguém que recebe os mesmos (sim, os mesmos) emails que eu. Esfrego as mãos e começo a primeira parte. Vejo a lista recebida. Escolho. Este - forward. Este também - forward. Mais este - forward. A pasta dos "sent items" já acusa 20 enviados. Poucos mas o dia ainda mal começou.

Falta a segunda parte da vingança. Essa é uma história que fica, talvez, para um segundo post. Agora é preciso esperar. Só mais uma hora. É suficiente. Uma hora e o esfregar-mãos recomeça.

25 January 2006

A primeira abelhice

Este é um post pré-post. Ainda criado em word. Talvez um dia seja usado.
É uma abelhice de ouvido.
Dirigia-me ao carro, já de noite, e do outro lado da rua estava um campo de cimento, q podia ser usado para qlqr coisa, no meio de um espaço verde (daqueles em q a Câmara insiste em chamar de jardim). Estava a decorrer um jogo de futebol. “Oh, Caralho, passa a bola, Caralho”. Olhei para as pedras do chão que passavam ao ritmo dos meus passos e fiquei à espera do silêncio. O “Caralho” deve ter passado a bola. “Caralho, assim não, práqui…” – ouvi de seguida. O frio fez-me apressar o passo. O jardim já estava um pouco mais longe. Ainda ouvi farrapos de um grito “Passa, Caralho, passa…”.
Oiço chamar pelo “Caralho” em tudo o que é sítio, a qualquer hora do dia, para o que quer que seja, em qualquer idade. Penso na desilusão de já não ouvir chamar pelo Zé Povinho - ou o 'Manel' ou o 'Chico' ou pelo 'Tio Zé'. Existe é o “Caralho”. E este devia mudar de profissão...