CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

25 May 2006

Dia da Espiga



Passa-me todos os anos a data. Assim, preparem-se, este é um post temático. Sobre a data a assinalar (no calendário para ver se não me esqueço, outra vez).
Dou conta quando vejo os pequenos molhos de espiga e flores espalhados nos cestos das vendedoras de rua. A minha avó tinha o hábito de comprar um ramo todos os anos. A minha mãe ainda tem. Eu compro por arrasto na tradição. Este ano, para não ser só “arrastada”, decidi mergulhar um pouco na história. Aqui fica o que descobri (parece um post à Pinky, só que este não é mitológico. Hei-de fazer um a sério):

História religiosa
Ascensão de Jesus ao Céu - 40 dias depois da Ressurreição, apareceu Jesus pela última vez, aos seus Discípulos em Jerusalém e levou-os ao Monte das Oliveiras.
Depois de lhes ter renovado a promessa do Espírito Santo, ergueu as mãos ao céu e abençoou-os. Nesse mesmo instante começou a elevar-se no espaço e não tardou que uma nuvem o ocultasse aos olhos dos assistentes. Como estes continuassem a olhar o céu, apareceram-lhes dois anjos a anunciar que Jesus voltaria do mesmo modo que o viram subir. Então os Discípulos deixaram o Monte das Oliveiras e regressaram a Jerusalém.
Este dia encerra um ciclo de quarenta dias após a Páscoa.

Tradição
É costume as pessoas irem para os campos apanhar a espiga de trigo e outras flores silvestres, fazendo ramos simbólicos da fecundidade da terra e da alegria de viver. Um ramo pode ter espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. Pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos, etc. Este ramo, em número de combinações variáveis conforme as localidades, pendura-se dentro de casa e aí se conserva durante um ano, até ser substituído pela “espiga” do ano seguinte.

O ramo
Cada elemento simboliza um desejo:

A espiga = que haja pão. Isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar.

O ramo de folhas de oliveira = que haja paz. A pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira. Também para que nunca falte a luz (divina). Antigamente as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, fruto da oliveira.

Flores (malmequeres, papoilas, etc.) = que haja alegria. Esta é simbolizada pela cor das flores. O malmequer ainda «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força.

Conclusão
Nunca fui ao campo apanhar espigas. Nos dias de hoje é díficil fazer um ramo. E com a minha sorte então ... Vejamos: como vivo na cidade, vou ter de planear uma ida ao campo para fazer o meu ramo. Ao preço que a gasolina está e com portagens em todos os troços de estrada construídos, a ida ao campo é capaz de sair cara. A tentativa de apanhar as fraudes económicas em Portugal faz com que a legislação seja cerrada e assim arrisco-me a ser multada por apanhar ramos de oliveira (o azeite está caríssimo). Se fizer uns ramos extra para a família, também me arrisco a ser acusada de tentativa de venda sem licença.
Pensando bem, há um mercado aqui perto.

Feliz Dia da Espiga para todos.

2 ferroadas:

pinky said...

grande história! adorei! merci...bjkas para o próx ano vou á espiga ;)

AnadoCastelo said...

Bem explicado, sim senhor.
E este ano falhei. Esquci-me deste dia. Para o próximo não posso falhar.
Bejos