CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

21 March 2006

Escreva o seu próprio romance

O título é mais comprido: "Escreva o seu próprio romance Lobo Antunes em apenas dez passos". É uma banda desenhada temática (Manual de Instruções para Crimes Banais), com ilustrações de Hugo Pena e texto de Jorge Pedro Ferreira. Saiu na revista Periféria nº 14 e esta descrição sublinha o facto de não ter pedido autorização para reproduzir, comentar ou fazer seja o que fôr com esta BD. Que é refrescante!

Não tenho o hábito de ler a revista mas a 14 estava aqui disponível - ou melhor, estava no carrinho dos livros que serve de balcão a uma feira interna e também, quando não há material novo, de cesto de trocas e depósito de tralha que alguém não quer.

Reproduzi o texto (as imagens não consigo - tentei mas não se percebe nada) para colocar aqui. Cá vai:

1. Inicie a escrita simultânea de cinco romances (manuscritos a letra míuda) e avance, no mínimo, até às trezentas páginas.

2. Certifique-se de que pelo menos dois dos romances se passam em África.

3. Retire a primeira e última palavra de cada parágrafo.

4. Recorte cuidadosamente cada página ao meio, obtendo assim duas folhas A5 pelo método de divisão de uma folha A4 (processo eminentemente surrealista).

5. Atire todas as folhas ao ar e recolha aleatoriamente 544 páginas (número obtido pela soma de 44 e 550).

6. Escolha um título retirado de um poema, certificando-se sempre da impossibilidade de ser detectada qualquer relação com o livro.

7. Entregue os manuscritos a uma senhora com o apelido de pequena pedra, que os deverá decifrar e passar a letra de forma.

8. Faça chegar o original a uma editora portuguesa com o nome de uma personagem de Cervantes.

9. Dê entrevistas, aguardando pela quarta questão para se zangar com o jornalista.

10. Sente-se e aguarde pelo Nobel.

E pronto. É tão simples como seguir a receita de um bolo. Pensei logo "eu também posso fazer um romance". Faço uma mistura, umas alterações, enfim sigo mais ou menos a dica. Já destruo a maior parte das minhas receitas culinárias. Nunca as sigo à risca (será por isso que nunca fica igual à das fotos gastronómicas publicadas?) Porque não um livro? Um romance? E posso adicionar as receitas. Que ideia deliciosa. Ler ficção e cozinhar ao mesmo tempo. Será que alguém já se lembrou disto? Se não, tenho que ir registar a ideia...

3 ferroadas:

AnadoCastelo said...

Que raio de salganhada. Se isso é escrever, vou ali e já venho. Até eu fazia um romance. Mas enfim, isso é realmente só ficção.
Bejos

Heiabelha said...

Pois foi isso que eu pensei. Assim até eu. Eheheh.

Anonymous said...

mas olhem que resulta