CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

22 March 2006

Primavera em Alijó

Não me passou ao lado o início desta estação. Dei conta no calendário onde tinha incluído outra nota: Dia da Árvore.

E existe uma árvore que ontem teve direito a uma notícia só sua: a 'Árvore Grande', na aldeia de Alijó, no coração do Alto Douro. Um plátano de 150 anos.
Os entrevistados, naturais da aldeia, falaram sobre a presença da árvore que ali permanece desde que nasceram e que influencia a vida da pataca aldeia.

Ponho-me a pensar que a dita árvore tem, no peso dos seus ramos, a vida de tanta gente. Que a queda das suas folhas alimentam o amor sentido de alguém. Que a sua casca rija, riscada vezes sem conta, serve de apoio a abraços apaixonados, a brincadeiras de criança, a alguém sem fôlego para continuar o seu caminho. Que debaixo da sua sombra, muitos se abrigam - pessoas e animais, pássaros e insectos. Ama-se, brinca-se, chora-se. E ela tudo acolhe.

Ontem, em troca do que deu (e dará) sem nada pedir, recebeu o carinho da aldeia e também a sua segunda nobre placa onde indica a sua idade: 150 anos.



(Descobri esta foto da fonte de Alijó onde se vê ao fundo a Árvore Grande que está tão alta que sobressai naturalmente na foto).

0 ferroadas: